quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Como dar banho aos Porquinhos da Índia?

Dar banho aos nossos porquinhos é uma decisão pessoal. Algumas pessoas defendem que se deve dar banho, outras defendem que o banho deve ser evitado e só deve ser dado em caso de grande necessidade.
Se tiver um porquinho de pêlo longo é mais provável que tenha que lhe dar banho, pois o pêlo vai sujar-se com mais facilidade.

Pode usar shampoo próprio para roedores (mais dispendioso), ou também optar por usar o shampoo Johnsons Baby.


Como dar banho:
  • Encha um alguidar (ou outro recipiente, como por exemplo uma banheira de bebé) com água, até às patas do seu p.d.i. Não use chuveiro nem encha muito o recipiente;
  • A sala deve estar à temperatura ambiente e a água deve ser morna (não muito quente!)
  • Molhe o seu porquinho lentamente e vá falando com ele, para que ele não se assuste;
  • Quando o porquinho estiver molhado, aplique o Shampoo massajando o seu p.d.i. e tenha especial cuidado com os olhos, nariz, boca e ouvidos. Não se esqueça da barriguinha e do focinho!
  • Dependendo do Shampoo, enxagúe, ou não o seu porquinho;
  • Seque-o bem com uma toalha (preferível) ou secador com pouca ventilação e pouca temperatura (pode assustar mais o seu p.d.i.);
  • Só o deixe entrar na gaiola quando estiver totalmente seco.





Bons banhos!

27 comentários:

  1. O meu porquinho da índia é igualzinho o da foto :)

    ResponderEliminar
  2. O meu tambm, so q o meu tm o traseiro branco, e e uma femia chamada palloma. ela foi uma das melhoes coisas q ja aconteceu na minha vida

    ResponderEliminar
  3. Oiii! Primeiramente parabéns pelo maravilhoso blog, muito interessante. Fiquei com uma dúvida, banhos podem ser dados uma vez por mês? Se não, de quanto em quanto tempo posso estar dando banho? Vou adquirir um porquinho de pelos longos.

    ResponderEliminar
  4. A mesma coisa da BiaIsolda, eu adotei uma femia ontem
    mais queria saber de quanto em quanto tempo posso dar banho,se for possivel gostaria da resposta o mais rapido possivel.

    ResponderEliminar
  5. Isso é muito interessante. eu vou ganhar um casal de porquinhos e eu tambem estou na duvida porquinhos podem tomar banho de quanto tempo a tempo.E tambem oque eu devo fazer quando minha porquinha estiver gravida.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Tenho a mesma dúvida! de quanto em quanto tempo posso dar banho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é melhor cada mes porque eles nao ficam tao faciel com fedor mas se antes desse um mes ele estiver fedido ou sujo pode dar banho mas nao sempre tipo 1 vez por semana nao pode

      Eliminar
  7. Olá,tenho uma porquinha de 40 dias, eu posso dar banho nela, pois ela esta bem suja, mas é inverno e ela é da especie Frisado e tem o pelo tamanho médio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na verdade é sempre melhor voce so passar um pano umido mas apos isso voce ainda deve secar-lo com secador para ficar bem secinho e nao ficar doente

      Eliminar
  8. ai o meu porquinho nao quer comer nada mais hoje foi a melhor coisa que aconteceu

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. nao é,
      eu acho melhor voce dar muitas frutas diferentes e vejetais mas sempre deve ficar com comida no prato dele toda hora e sempre nunca o pratinho deve ficar sem comida e tambem compra feno verde para coelhos porque eles comem e ajuda na digestao

      Eliminar
    2. Não é comer o cócó,
      é fazer cecotrofia, pesquisa..
      aquilo que ele se dobra para comer são cecotrofos

      Eliminar
  10. o meu p.d.i e macho so q ele e braco,amarelo e preto so q quando dabanho a barriga dele fica amarela por causa da urina e nao sai quando dar banho

    ResponderEliminar
  11. como eu cuido do meu porquinho da índia
    no inverno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que eu saiba voce deve dar banho nele normal é so que depois voce deve secar ele ou ela com secador de cabelo!

      Eliminar
  12. ganhei o meu por quinho da india ontem e ainda não sei esxatamento o que posso dar para ele comer!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. raçao apropiada para ele fruta nao pode dar alface

      Eliminar
  13. meu porquinho é full blood boricua kkkkk

    ResponderEliminar
  14. tenho 3 porquinhas elas se chamam BLUE , POPIS E PANDORA.
    e minha cunhada tem 1 tbm e se chama PANDA JOSE.

    ResponderEliminar
  15. Acabei de ganhar um porquinho !! Eeh muito fofo! :3 :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qual é o nome?
      a minha femeia é yumy :3
      e meu macho é yully :3

      Eliminar
  16. os meus p.d.i são a minha felicidades!
    mas gostaria de saber a partir de quantos dias ou tempo eu devo dar banho?(15 dias , 1 mês, 2 meses)? e de vez em quando eles começa a se coçar será que é falta de banho?
    outra coisa eles não comem tomate será que é porque tem pouquinho tempo de habitação? o macho come batata a femeia só ração ou capim!
    gostaria de receber a resposta ! aguardo!

    ResponderEliminar
  17. tenho dois porquinhos e eles tem 3 meses, queria saber se ja posso dar banho neles com essa idade, eles estao bem sujinhos...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  18. muito útil obrigada. me diz uma coisa como ganhar a confiança dele?

    ResponderEliminar